BACK

Os Marquardt e os Lüdke de Erechim
( Primeir
o capítulo )

As Orígens dos Marquardt

     O que sabemos a respeito de Marquardt em específico?

     Existem algumas suposições básicas a respeito do surgimento do povoado de onde começou a descendência Marquardt:

1. A primeira é a de que os descendentes que deram origem a este grupo de pessoas eram de uma tribo alemã anterior à dos lombardos (que migraram para a Alemanha), migrados do norte da Alemanha por volta do ano de 250 a.C., fixando residência entre os rios Elbe e Aller.

2. Outra idéia é a de que uma grande tribo ocidental de saxões, que também vieram do norte da Alemanha, no século III d.C., atravessaram o rio Elbe, e tomaram posse pacificamente das terras dalém rio, juntando-se a uma tribo lombardiana local que havia se estabelecido ali, e que havia se separado de um grupo maior que havia decidido migrar para regiões na direção da Itália. Presume-se que da aliança destas duas tribos alemãs se formou a população de Lunberger, em Heide. Apesar deste novo ajuntamento, é ressaltado em alguns registros, que existiam algumas famílias mais antigas que viviam mais ao sul da Alemanha da época que não faziam parte deste grupo de pessoas que originou a profissão e posteriormente o sobrenome Marquardt.

3. Uma terceira hipótese talvez esteja justamente na explicaçõe do surgimento próprio nome MARQUARDT, algo muito comum na Alemanha da época medieval. Muitos sobrenomes conhecidos hoje em dia, foram primeiramente nomes de profissões, como por exemplo: Müller = o que moe (ou o que trabalha no moinho); Schumacher = sapateiro; Schneider = cortador (ou lenhador).

    Clique aqui para você conhecer algumas explicações sobre o surgimento do NOME MARQUARDT.

     É importante saber nesta pesquisa algo sobre a situação geopolítica da região alemã e russa da época, pois várias divisas nacionais da época hoje já não existem mais, e também outras surgiram desde então. É preciso saber identificá-las no tempo do Sacro Império Alemão para poder compará-las com a Alemanha dos dias atuais.   

Introdução - 1º cap - 2º cap - 3º cap - 4º cap - 5º cap - 6º cap - 7º cap

BACK

Clique aqui para fazer o download do texto da
História dos Marquardt e Lüdke de Erechim - RS.