Os Ulrich de São Leopoldo


           A história dos Ulrich de São Leopoldo ainda está em pesquisa, mesmo sendo esta já a terceira atualização deste site. O caso é que esta família sempre foi muito pobre e humilde e estes imigrantes alemães não cultivaram o hábito de tirar fotografias e guardá-las, talvez por razões financeiras. Até mesmo os poucos documentos originais alemães já não existem mais por causa da perseguição brasileiras aos povos alemães na época da 2ª guerra mundial no Sul do Brasil.

          Por enquanto o que deixamos registrado são as conhecidas orígens desta família na Alemanha.

          O primeiro registro Ulrich encontrado foi na Bavária, na cidade de Nurenberg, hoje fazendo parte da Alemanha. Na época a Bavária era um país à parte da Alemanha e que também falava a língua alemã. É desta cidade que se tem o primeiro registro de brasão como sendo da família Ulrich e Ulrik, contendo inclusive um brasão.
          A Bavária é o Estado alemão aonde fica o famoso Castelo de Neuschwanstein, constrído pelo rei Ludwig II, entre 1869 e 1886.

          Um fato interessante a respeito do nome Ulrich vem das orígens do nome de uma cidade, a "Vila de Ulrichsgruen" em Egerland, também na Bavária.
          Esta vila fica na região da Bohemian, que no começo do século XII estava sendo desbravada, e suas florestas estavam sendo derrubadas para serem habitadas. O responsável pelo desbravamento era um homem chamado Gottfried von Wetterfeld, que era um empreiteiro vindo justamente da região de Nurenberg. Ele tinha um irmão que se chamava Ulrich e então batizou a recente e desbravada Vila de Ulrichsgruen.
          Havia nesta região na época uma grande tribo de saxões que eram chamados de GREENS ou GRUENS, e este nome era comumente usado por eles como sufixo para o nome de muitas vilas da época. O que acontecia era que, ao ser escolhido um nome de uma pessoa que se queria honrar, usava-se o nome dele nome de uma vila e era acrescido o sufixo Green ou Gruen.
          Esta poderia ser a ligação que explicaria o surgimento do nome para esta vila, a Villa de Ulrichsgruen.
          O que poderia ratificar esta teoria é o fato de que o desbravamento desta vila começou justamente nos anos de 1100, por um empreiteiro que vinha de Nurenberg e que tinha um irmão chamado Ulrich.

          Outra curiosidade é um registro que se tem nas imigrações ocorridas nos EUA. Consta que desde 1761 ( e talvez até antes, em 1680 ) começaram a chegar imigrantes alemães com sobrenomes Ulrich, vindos da região de Hessen. Esta região fica situada um pouco acima da Bavária. Talvez aqueles imigrantes vieram da cidade de Ulrichstein, fundada em 1347, no condado de Hessen. Na língua alemã, a palavra STEIN significa "pedra" e também pode ser um trocadilho para "um marco", ou "aldeia" e também "um lugar".
          Sendo assim poderíamos concluir que mais uma vez uma palavra foi usada como sufixo acrescido a um nome de pessoa, para nomear uma vila, cidade ou região. Seu significado seria "O lugar/aldeia de Ulrich".
          Também poderia significar que lá teve um castelo que pertenceu a uma pessoa com o nome Ulrich. O brasão da cidade data de 1605, e se refere pertencendo ao Senhor, ou Chefe de Família de nome Ulrich.

Página em Construção

.